O Palmeiras mostrou poder de reação neste sábado, em Bragança Paulista, ao empatar com o Red Bull Bragantino por 2 a 2, depois de ter visto o rival abrir 2 a 0 no placar. Abel Ferreira escalou reservas no duelo da 25ª rodada do Brasileirão, no estádio Nabi Abi Chedid, a fim de descansar seus principais atletas para o jogo de volta das semifinais da Libertadores daqui a três dias, diante do Athletico-PR, de Felipão. O técnico português viu uma atuação errante de seus comandados na primeira etapa.
No segundo tempo, lançou mão de alguns titulares e de Merentiel. O uruguaio brilhou e foi o autor do gol de empate. Os anfitriões marcaram com Luan Cândido e Artur e lamentaram a falha bizarra do goleiro Cleiton, que marcou contra nos acréscimos da etapa inicial.
O ponto fora de casa foi comemorado pelos palmeirenses considerando as circunstâncias da partida, mas o Palmeiras amargou o terceiro jogo seguido no Brasileirão sem vitória. Lidera o torneio com 51 pontos, oito a mais que o vice-líder Flamengo, que, porém, pode reduzir a diferença para cinco se vencer o Ceará amanhã no Maracanã.
O Bragantino soma 32 pontos e ocupa posição intermediária na tabela para a tristeza de sua torcida, que esperava uma campanha parecida com a do ano passado, quando o time do interior se classificou para a Libertadores e foi vice-campeão da Sul-Americana.
Red Bull Bragantino e Palmeiras empatam em confronto de quatro gols em Bragança Paulista, na 25ª rodada do Brasileirão Foto: Ari Ferreira/Bragantino
Um revés deixaria o Palmeiras ainda mais pressionado para o jogo mais importante do ano. Na próxima terça-feira, dia 6, recebe o Athletico-PR no Allianz Parque com a necessidade de vencer por dois gols de margem para ir à terceira decisão da Libertadores consecutiva. A equipe busca o terceiro título seguido e o quarto, no geral.
O primeiro tempo no Nabi Abi Chedid foi de morno, com raras oportunidades, para emocionante em poucos minutos assim que o Bragantino se valeu de falhas do Palmeiras e de eficiência no ataque para ir às redes duas vezes num intervalo de 11 minutos com dois ex-jogadores do time alviverde.
Luan Cândido, livre na segunda trave, fez o primeiro aos 24, completando para o gol falta cobrada por Artur. Vanderlan, que cometeu a falta, dava condições ao artilheiro do time de Bragança na temporada. Aos 35, Danilo entregou a bola nos pés de Artur, que avançou e bateu no canto esquerdo de Weverton. Os anfitriões acertaram o gol em suas duas tentativas.
Os reservas do Palmeiras, em desvantagem, acordaram. Tabata e Atuesta levaram perigo em chutes da intermediária, e o gol saiu em decorrência de uma falha incomum de se ver. Cleiton se atrapalhou com o vento e não conseguiu cortar cruzamento de Vanderlan. Pelo contrário, jogou contra para as redes nos acréscimos.
Abel Ferreira, certamente insatisfeito com o que viu no primeiro tempo, lançou mão de titulares na segunda etapa. Dudu, Rony e Zé Rafael entraram, bem como Gabriel Menino. Mas foi Merentiel, um reserva que brilhou.
Luan deu lindo lançamento para o atacante nas costas da zaga. O uruguaio dominou na coxa e, sem deixar cair, estufou as redes aos 26 minutos. Comemorou efusivamente, com raiva, por ser o gol de empate e também por ser o seu primeiro com a camisa alviverde.
Animado, o time alviverde se lançou ao ataque liderado por Dudu. O camisa 7, em seu jogo de número 200 pelo Brasileirão, quase fez o gol do que seria a virada. Deu azar porque sua estatura não ajudou. Mesmo assim levou muito perigo em cabeceio rente ao travessão. Depois, o atacante tentou em arremate de fora da área, sem sucesso.
Deixe seu comentário